Finep libera R$ 1 bilhão em crédito para inovação e empresas do Piauí podem participar
A Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep, anunciou a liberação de um bilhão de reais em crédito para empresas de todo o país que desejam investir em inovação. Os recursos fazem parte do novo ciclo do programa Inovacred, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O objetivo é apoiar projetos que ampliem a competitividade nacional, com R$ 300 milhões reservados para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso inclui o Piauí, onde empresas podem financiar desde a compra de equipamentos e softwares até obras de infraestrutura, mão de obra especializada e serviços técnicos voltados à inovação.
No estado, os projetos podem ser submetidos pela internet, no site: https://www.finep.gov.br. O processo é simples e feito de forma totalmente digital. No caso do Inovacred, as propostas são avaliadas por agentes financeiros parceiros, como bancos de desenvolvimento e agências estaduais de fomento. No Piauí, essa atuação ocorre em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), sediada em Teresina.
Segundo a Finep, as condições de crédito são atrativas, com taxas a partir de TR mais 6,06% ao ano, prazo de até 96 meses para pagamento e carência de 24 meses. As empresas interessadas devem garantir que suas propostas sejam contratadas até o dia 31 de dezembro deste ano.
Com a nova liberação, a Finep reforça o incentivo à inovação tecnológica e à geração de emprego e renda em diferentes regiões do país, abrindo oportunidades para negócios piauienses — inclusive de Parnaíba — que desejem modernizar processos e investir em novas ideias.
