Para marcar o Dia da Visibilidade Trans (29/01), a Fiocruz Piauí promoverá, na próxima terça (30/01), o evento 1ª Conferência de Travestis Transgêneres Interseccionadas na Saúde Mental. Ao final do encontro, será entregue o Prêmio Monique Santos: Saúde, Cidadania e Direitos Humanos. A premiação foi criada pela Fiocruz Piauí em 2019 e tem como objetivo reconhecer pessoas – principalmente travesti e trans – que se destacam em ações, lutas e resistência junto a este segmento da população.

A celebração será realizada, das 8 às 17h, no Auditório Leste da Universidade Federal do Delta Parnaíba, na cidade de Parnaíba (PI), com uma grande mobilização que contará com participação de Jovanna Cardoso da Silva, a Jovanna Baby – considerada uma das pioneiras da organização e do ativismo travesti e trans no Brasil.

A iniciativa tem como destaque a roda Narrativas Travestis: abrindo caminho com navalhas ancestrais, comandada por Jovanna Baby. A programação inclui ainda as mesas-rodas A importância da cis aliança no acesso aos direitos a saúde da população trans e Tenda de vivencias trans e travestis – comandadas por nomes como Vladimir Félix (co-fundador do Acolhe Trans e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba), Jessyka Rodrigues (pesquisadora da Fiocruz Piauí e integrante da executiva do Fórum Internacional de Travestis e Transexuias Negras e negros [Fonatrans]), Petra Roque (atriz e mestranda no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba) e Paloma Andrade (palestrante e integrante do Acolhe Trans.

O encerramento contará com a vivência e manifestação artística, cultural e política Mulheragem. O evento é aberto para o público em geral, além de profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e afins.

Fonte: Agência Fiocruz Piauí