Frutas cristalizadas estavam entre produtos avaliados (Foto: Jonathan Lins/G1)

Técnicos fiscalizaram produtos típicos das receitas da ceia natalina. Fora coletadas 33 amostras nas cidades de Parnaíba e Teresina.

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realizou a Operação Papai Noel entre os dias 9 e 20 e o setor de pré-medidos coletou 33 marcas diversas de diferentes tipos de produtos como biscoitos, torradas, cookies, leite condensado, nozes, frutas cristalizadas, molhos prontos, panetones, frutas secas, entre outros. Após a perícia, realizada no laboratório do Imepi, apenas seis foram reprovadas por apresentarem quantidade inferior à indicada na embalagem.

Os produtos reprovados foram: uma marca de torrada, uma marca de molho pronto tipo madeira, duas marcas de panetones e duas marcas de queijo tipo parmesão. No geral, a operação aprovou 82% dos produtos avaliados na fiscalização que aconteceu em Parnaíba e Teresina.

O setor da qualidade fiscalizou bicicletas infantis, luminárias natalinas e brinquedos e também contabilizou bons resultados. Foram verificados 160 brinquedos, 17 bicicletas infantis e 233 luminárias, e todos estavam em conformidade com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“O resultado da Operação Papai Noel foi satisfatório, o índice de aprovação dos produtos é o reflexo da constante fiscalização realizada pelo Imepi, fazendo com que os fabricantes se adequassem às normas do Inmetro nos últimos anos. Cumprimos nosso papel, que é garantir ao consumidor um Natal com mais segurança”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do Imepi.

Fonte: G1