Foto: Valdênia Santos

Florentino Neto, candidato à prefeitura de Parnaíba, pela coligação “Para Parnaíba seguir mudando”, foi entrevistado no Jornal da Costa Norte desta terça-feira (17). 

Para início de conversa, o candidato do PT expôs os motivos pelos quais deseja ser prefeito. “Desde muito novo eu participei de movimentos estudantis, de movimentos na igreja, Pastoral. E esses movimentos foram moldando em mim, a vontade de trabalhar pela sociedade, trabalhar pelo outro. E foi isso que me fez ingressar na vida pública”, disse Florentino, lembrando ainda, que ingressou na política com a primeira candidatura à vice-prefeito.

O petista tem a certeza de dever cumprido durante sua gestão. Nesses últimos quatro anos diz ter sentido uma vontade muito firme de continuar trabalhando pelo interesse público. “Não tenho nenhuma intenção de dizer que fiz aquilo que não fiz. Eu digo aquilo que fiz.”, destacou Florentino, lembrando que ajudou Parnaíba a avançar nesses anos e lutou por projetos importantes para a cidade. O candidato disse que se orgulha muito do seu passado, de ter vindo de uma família humilde, de ter buscado estudar, de trabalhar desde 14 anos. “Eu acredito que essa minha vontade de trabalhar é que sintoniza Parnaíba com o futuro.”

O futuro a que o petista se refere, segundo ele, é a continuação da trajetória de desenvolvimento, registrada na história da cidade, do Período Imperial até a década de 50, quebrada pela falta de compromisso de políticos de passado recente, e que está sendo retomada pela atual gestão. Florentino destacou também, que reconhece a importância de Parnaíba no cenário econômico e político do passado, e que as coisas mudaram porque a cidade ficou nas mãos de pessoas que não tiveram compromisso de atrair investimentos para Parnaíba, compromisso com empresas que quiseram se instalar aqui e responsabilidade com a educação.

Florentino Neto disse reconhecer os problemas existentes na saúde do município, e diz que são as dificuldades que lhe motivam a ser candidato à prefeito, para que com a experiência adiquirida nesse período, ele possa buscar resolver esses impasses.

Para o petista, o problema da saúde em Parnaíba, que precisa ser resolvido com mais urgência é a situação das pessoas acometidas pelo câncer, que precisam se deslocar para Teresina em busca de tratamento, sem ter condições financeiras de se manter na capital.

Florentino disse ainda, que o prefeito José Hamilton fez uma parceria com uma instituição privada, para a instalação de um Centro Oncológico, em Parnaíba. Com o apoio do Governo Federal, serão oferecidos tratamentos pelo SUS. O funcionamento desse centro de saúde, para que as pessoas não precisem se deslocar para Teresina a fim de realizar uma simples quimioterapia, será uma das principais metas de seu governo. “Esse recurso que é de Parnaíba e que vai para Teresina, porque o tratamento é feito lá, fica em Parnaíba e viabiliza de forma mais objetiva, a saúde no município”, explicou.

Com relação às reclamações pela falta de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF’s), Florentino explicou que infelizmente o programa ainda não atende toda a cidade, mas o atual prefeito, José Hamilton Castelo Branco, reconhece esses problemas e foi pensando nisso, que algumas medidas foram tomadas, como a implantação de 9 novos postos de saúde, que estão em fase de licitação e construção; e a viabilização de recursos junto ao Ministério da Saúde, para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Eu, como próximo prefeito de Parnaíba, pretendo executar esses serviços com novos postos estruturados. Terei condições de atender toda a população parnaibana”.

Mesmo diante dos problemas enfrentados, Florentino disse que devemos reconhecer o que foi feito. Segundo ele, Parnaíba não tinha um Pronto Socorro, não tinha ambulâncias para levar um paciente de Parnaíba para Teresina ou para qualquer outro lugar, as vítimas de acidentes eram socorridas pelo carro da polícia ou do Corpo de Bombeiros e hoje temos o Serviço Móvel de Urgência. “Se eu tivesse ocupado já algum posto, ou hoje fosse vice-prefeito e Parnaíba permanecesse sem UTI, eu tinha vergonha da população parnaibana”, concluiu Florentino, lembrando que tem políticos que já ocuparam vários cargos e nunca se preocuparam com questões básicas, como a implantação de uma UTI, em Parnaíba.

Quando questionado pelo jornalista José Galas sobre seus projetos no segmento habitação popular, Florentino disse que vai dar a mesma importância dada pela atual gestão. “Nenhum governo fez habitação como o governo do prefeito José Hamilton”, disse o candidato, citando apartamentos e conjuntos habitacionais construídos pela prefeitura e os construídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com a Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municiapal . “O compromisso do meu governo é que nos próximos quatro anos nós possamos construir moradia para todos aqueles que necessitam.”

O candidato lembrou ainda, que antigamente os conjuntos habitacionais eram cosntruídos sem nenhuma infraestrutura e hoje, além das habitações, a população já conta com calçamento, abastecimento de água, energia, transporte e segunrança, embora esses serviços ainda precisem ser melhorados.

Com relação à segurança pública, Florentino destacou que, segundo a Constituição, esse serviço não é de rersponsabilidade do município. Mas diante da omissão por parte dos responsáveis e dos altos índices de violência, em Parnaíba, ele pretende criar a Secretaria de Articulação com as Forças de Segurança e vai reforçar a Guarda Municipal, para que a prefeitura tenha o monitoramento da situação da segurança no município e possa atuar fortemente, exigindo das forças de segurança, atuação em benefício da população parnaibana.

Na educação, o candidato do PT disse que só se faz educação de qualidade com valorização profissional e dignidade. Vai manter os salários em dia e a garantia de todos os direitos conquistados pela classe, como o reajuste salarial do piso nacional . Segundo Florentino, mais de 30% das escolas de Parnaíba, foram construídas na gestão do Prefeito José Hamilton e ele, caso eleito, vai investir na educação de tempo integral, com o programa federal Mais Educação, com um ensino integrado a arte e acultura. Florentino disse ainda, que a Educação Infantil cresceu em Parnaíba, e hoje, a quantidade de creches já não é suficiente, mas através do Programa Federal Brasil carinhoso, a Educação Infantil do município será ampliada e melhorada.

O candidato observou que antigamente os professores da Educação Infantil eram desvalorizados, com salários que chegavam até 50% a menos que os salários dos professores do Ensino Fundamental, hoje as remunerações estão equiparados. “Meu compromisso é fortalecer o Ensino Infantil”, afirmou Florentino, reconhecendo que o trabalho desses profissionais, muitas vezes é maior ou igual ao trabalho dos professores da educação fundamental.

Quando o assunto foi o meio ambiente, o petista disse que seu desejo é consolidar o sistema de licenciamento ambiental na própria Prefeitura Municipal para que as pessoas que querem fazer qualquer investimento em Parnaíba, não precisem ir à Teresina buscar licença ambiental. Em sua gestão, o Plano Municipal do Meio Ambiente será discutido com a população para que Parnaíba seja um local de turismo e lazer e ao mesmo tempo de preservação ambiental.