Francielton Farias (à esq.) e parte da delegação do Piauí rumo ao Nacional de badminton (Foto: Reprodução/Facebook)
Francielton Farias (à esq.) e parte da delegação do Piauí rumo ao Nacional de badminton (Foto: Reprodução/Facebook)

Jogador do Piauí disputa 2ª etapa do Brasileirão de badminton, no Paraná, com esperança de passar das quartas de final. Delegação busca pódio e pontos no ranking.

Uma das principais competições brasileiras de badminton no calendário, o Campeonato Nacional chega a sua 2ª etapa com piauienses na briga pelo título e pontos no ranking de suas categorias – competição vai até domingo. Nome de destaque masculino entre os adultos, Francielton Farias encara na estreia Gabriel Lyon Figueiredo dos Santos, na quinta-feira, no ginásio de esportes do Clube Curitibano, em Curitiba, no Paraná. O piauiense briga para se firmar em quadra na categoria simples masculino e torce para passar das quartas de final, fase em que se despediu na etapa de abertura do Nacional, em fevereiro, em São Paulo.

Esperança forte de medalha para o Piauí no Nacional, Monaliza Feitosa pega Jeisiane Alves na abertura da categoria sub-19, no simples feminino. Por outro lado, Fabrício Farias e Sâmia Lima formam a dupla mista que entra na briga pelo pódio na categoria sub-17. Campeão pan-americano júnior, Thiago Mozer encara Leonardo Ferreira na estreia no sub-15, mesma categoria em que Fernando Vieira Júnior enfrenta Vinícius Noda.

Monaliza Feitosa badminton (Foto: Arquivo Pessoal)
Monaliza Feitosa é esperança de medalha no sub-19 feminino (Foto: Arquivo Pessoal)

O Campeonato Nacional é promovido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), e os jogos serão disputados nas categorias simples masculino (SM), simples feminino (SF) e duplas (masculina, feminina e mista), distribuídos nas chaves sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19. O Piauí será representado por atletas dos cinco clubes de badminton da capital: ASBAGDI, Joca Claudino, Reis do Badminton, IFPI e UFPI. Os atletas poderão jogar três modalidades das que estarão em disputa. 

Na primeira etapa, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o Joca Claudino sagrou-se campeão geral de clubes com 22 medalhas (12 de ouro, cinco de prata e outras cinco de bronze). A ASBAGDI, time do Grande Dirceu, levará na bagagem o campeonato da Copa Norte/Nordeste, disputado na Paraíba, onde garantiu o bicampeonato do regional. 

Jogos de estreia dos Piauienses na 2ª etapa do Nacional de badminton:

Adulto
Francielton Farias x Gabriel Lyon dos Santos

Sub-19
Jônatas Carvalho x Thiago Gomes

Sub-15
Thiago Mozer x Leonardo Ferreira

Fernando Vieira Junior x Vinícius Noda

Fonte: Globo Esporte/ Piauí