Conselho do Fecop, presidido pelo secretário Zé Santana, em última reunião ordinária do ano (Foto: Ascom Sasc)
Conselho do Fecop, presidido pelo secretário Zé Santana, em última reunião ordinária do ano (Foto: Ascom Sasc)

Na segunda-feira (18), na sala de reunião da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), o Conselho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) realizou a última reunião ordinária do ano.

Durante o encontro, foram aprovados cinco novos projetos estaduais, dentre eles o Cofinanciamento Estadual dos Serviços Socioassistenciais, proposto pela Sasc, conforme decreto Nº 14.528, de 7 de dezembro de 2017. Além desse, foram aprovados projetos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), da Polícia Militar do Piauí, da Secretaria Estadual da Justiça (Sejus), e também da Secretaria da Segurança Pública.

Ao longo do ano, o conselho do Fecop aprovou 46 projetos estaduais. Presidido pelo secretário da Sasc, deputado Zé Santana, o Fecop é formado por integrantes de 18 órgãos do Governo do Estado e foi instituído com o objetivo de viabilizar à população do Piauí o acesso a níveis dignos de subsistência.

Esses recursos são aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço da renda familiar, infraestrutura, segurança e outros programas sociais. Destaca-se entre os projetos aprovados neste ano a ampliação de vagas em comunidades terapêuticas, incluindo ainda destinação de recursos para tratamento, reinserção social de pessoas com dependência química e prevenção, por meio do projeto “Internação Compulsória”.

Também foi por meio do Fecop que foi aprovado e destinado recursos para a concretização da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), que expande o ensino superior pelo estado, bem como também para incremento na agricultura familiar.

Fonte: CCom