Compare gols, dribles, números, curiosidades e frases dos artilheiros que comandam o Atlético-MG e o Tricolor gaúcho na final de Copa do Brasil a partir desta quarta-feira.
Um tem 32 anos e já rodou nos principais clubes do futebol mundial. O outro tem 23 e surge como uma grande promessa – que já está virando realidade – no Brasil. Destros, dentro das quatro linhas vêm atuando em posições diferentes, mesmo carregando nas costas uma das poucas coisas em comum: a camisa 7. Robinho, do Atlético-MG, e Luan, do Grêmio, são os artilheiros dos seus times e grandes destaques para os dois confrontos decisivos da final da Copa do Brasil.
A bola rola no Mineirão às 21h45 desta quarta-feira. O jogo da volta está marcado para a próxima quarta, na Arena do Grêmio. Ao contrário das fases anteriores, a decisão não tem o gol fora de casa como critério de desempate.
Juntos, Robinho e Luan fizeram 40 gols na temporada. A precisão perto da área ficou clara nos confrontos da semifinal, quando deixaram suas marcas e foram fundamentais nas classificações de Atlético-MG e Grêmio sobre Internacional e Cruzeiro, respectivamente. No embalo dos camisas 7, listamos sete pontos de destaque:
GOL MAIS BONITO EM 2016
Robinho
Robinho tem sido mais matador do que criador. Artilheiro do Galo na temporada, vem mostrando faro de gol, como foi contra o Fluminense. No primeiro gol do Atlético-MG no jogo, mostrou bom posicionamento para receber a assistência de Maicosuel, habilidade para dominar a bola e faro de gol para estufar as redes.
Luan
O gremista tem 15 gols no ano, somando também os marcados com a seleção olímpica. Alguns se destacaram, como o contra a Ponte Preta. Mas o primeiro no 2 a 0 sobre o Cruzeiro, na semifinal da Copa do Brasil, tem todos os elementos para ser o seu mais bonito em 2016. Primeiro, pelo momento. Depois, pela construção coletiva. E, por último, pelo refinamento técnico do atacante, em chute característico.
MELHOR ATUAÇÃO EM 2016
Robinho
Na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG precisava vencer o Villa Nova para não depender de um bom resultado na rodada seguinte. Jogando no Mineirão, mas como visitante, Robinho teve sua melhor atuação na temporada. Como meia em alguns momentos e atacante em outros, ele comandou o Galo na goleada por 7 a 2 sobre o Leão do Bonfim. A bole correu com os pés do camisa 7, que marcou três, deu assistência para um e ainda participou efetivamente de um gol contra. Um dos tentos anotados pelo jogador foi um golaço, mostrando muita categoria ao tocar por cobertura após vacilo da defesa.
Luan
O único jogo no qual o atacante balançou as redes duas vezes nesta temporada foi justamente contra o… Atlético-MG, no primeiro turno do Brasileirão. Em uma atuação de gala do Tricolor, Luan se destacou e comandou as ações – em um lance, acertou as duas traves. Uma curiosidade: dos 12 gols marcados no ano, cinco foram contra mineiros – três contra o Galo e dois contra o Cruzeiro.
COMO JOGAM
Robinho
Diego Aguirre bem que tentou colocar Robinho como armador ou centroavante, mas é do lado esquerdo do campo que o camisa 7 do Galo rende melhor e vem sendo o principal jogador alvinegro na temporada. Quando pega a bola dominada e parte para cima, é difícil de pará-lo.
Luan
O gremista é escalado como o jogador mais avançado do time. Mas poucas vezes aparece como centroavante de fato. Sua principal característica é justamente buscar espaços vazios atrás do meio-campo adversário para criar.
NÚMEROS NA TEMPORADA
Robinho
No Galo são 52 jogos, 26 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. Foram 3.753 minutos em campo e 25 gols marcados.
Luan
Pelo Grêmio são 47 jogos, 12 gols (artilheiro do Grêmio) e 10 assistências. Pela seleção olímpica foram seis jogos, três gols e duas assistências.
FRASE MARCANTE
Robinho
– Essa classificação foi com a cara do Galo. Acreditamos, e a torcida também acreditou. Satisfeito pelo empenho do time, acho que foi mais que merecido, porque o time buscou o gol – Robinho após a classificação contra a Ponte Preta.
Luan
– Acho que sim (se Robinho é um espelho). Antes de eu me tornar profissional acompanhava bastante ele na seleção, no Santos. Era um espelho para mim, sim. Para mim é a primeira final aqui no Grêmio, de um título e de uma competição tão importante. Poder enfrentá-lo ali… Espero que a gente saia vitorioso.
CURIOSIDADE
Robinho
A temporada 2016 é a que Robinho tem a melhor média de gols. São 53 jogos com a camisa do Galo e 25 gols marcados – média de 0,47 gol por jogo. No Santos, na passagem em 2010, a média foi semelhante, mas com menos gols e menos jogos.
Luan
Luan foi forjado nas quadras de futsal, como Robinho. Só depois saiu para o interior paulista, de onde chegou ao Grêmio.
– Tenho algumas características do salão, de conduzir a bola. Joguei mais tempo salão que campo, então carrego bastante coisa. Dependendo do momento do jogo, me ajuda bastante – destacou o atacante.
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO – FINAL – COPA DO BRASIL
Local: Mineirão, em Belo Horizonte.
Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília).
Provável time do Atlético-MG: Victor; Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton, Robinho e Lucas Pratto.
Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Pendurado: Kannemann.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC).
Transmissão: TV Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Paulo César Oliveira) SporTV e PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Roger Flores).
Fonte: Globo Esporte