O governador Wellington Dias fez a entrega, nesta sexta-feira (13), na Escola Fazendária, de trinta novos veículos para melhorar o trabalho da fiscalização itinerante nos postos fiscais de fronteira e servir de apoio logístico nas 10 Gerências Regionais de Atendimento da Fazenda, tanto da capital quanto do interior. Também foram entregues veículos para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (Cbmepi).

 

Os veículos adquiridos pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) irão permitir a coibição da sonegação fiscal e a concorrência desleal que ocorre pela circulação de mercadorias desacompanhadas de documentos fiscais. Os automóveis ainda contribuirão para melhorar as atividades de fiscalização de empresas em todo estado, atendendo aos 224 municípios piauienses.

 

Do total dos 30 veículos que foram adquiridos, 10 carros serão utilizados como apoio logístico para as unidades de atendimento da Sefaz, as denominadas gerências regionais de atendimento. Esses veículos serão utilizados tanto para o transporte de material, como dos servidores dessas unidades.

 

Os recursos são na ordem de R$ 3,525 milhões, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do contrato de empréstimo nº 4460/OC-BR, celebrado com o Governo do Estado do Piauí para a execução do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Piauí (Prodaf/Profisco II).

 

Segundo o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, a aquisição dos veículos é apenas o começo de uma série de melhorias que estão por vir. “Apesar das dificuldades que se arrastam por anos, o Piauí está de pé e podendo fazer a melhoria do seu serviço público. O contrato de empréstimo nos garantiu um montante de US$ 50 milhões para a modernização da máquina fazendária. O Piauí foi o segundo a contratar essa operação e é o estado que está executando de forma mais célere. As entregas de equipamentos serão rotina no próximo ano”, destacou o gestor.

 

Entrega de veículos para SSP, Semar, Seid e Bombeiros

Durante a solenidade realizada na Escola Fazendária, também foram entregues 11 veículos para a SSP-PI. As viaturas serão destinadas aos municípios de Santa Filomena, Floriano, Bom Jesus e regiões do grande Dirceu e Santa Maria da Codipi, em Teresina, além das viaturas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Também foram entregues motocicletas que irão para Picos. “Sabemos que nossa segurança tem avançado em vários pontos. Estamos fechando o ano com grandes operações e conquistas, mas sabemos que precisamos equipar melhor as nossas instituições. Com isso, teremos um 2020 mais seguro em todo o estado”, pontuou o secretário Fábio Abreu.

 

A Seid entregou uma van adaptada para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI). O veículo foi adquirido com recursos de convênio com o Governo Federal. “A van ajudará muito nos serviços que são desenvolvidos pela Conede e veio em uma boa hora, pois 2020 será um ano de conferências e poderemos fazer com tranquilidade os deslocamentos das pessoas com deficiência e dos conselheiros pelas cidades do interior do estado”, disse o secretário da Seid, Mauro Edurado.

 

Para a Semar, foram entregues quatro veículos que servirão para realizar o mapeamento da disponibilidade hídrica do Piauí, especialmente das águas subterrâneas. “Significa que vamos saber o quanto ainda temos de água e de que maneira devemos usar. Estamos começando esse trabalho pelo municípios da região da bacia do rio Guaribas e depois vamos nas outras bacias. É um trabalho imprescindível, pois crescemos ouvindo dizer que o Piauí tem o maior lençol freático do mundo, mas nenhum recurso natural é infinito e por isso é preciso que estejamos atentos a essa questão”, atentou a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

 

O Corpo de Bombeiros também recebeu um veículo para agilizar os atendimentos. “Vamos poder usá-la, tanto em uma operação de resgate, como em um processo de fiscalização na área de prevenção a incêndios. É um veículo tracionado, preparado para receber equipamentos e podemos aproveitá-la tanto na capital, quanto no interior do estado”, explicou o comandante Carlos Frederico.

 

“Estamos terminando o ano bem, com obras e equipamentos sendo entregues pelo estado. Hoje ganham diversas áreas e vamos poder aumentar a qualidade dos serviços prestados e trazer resultados melhores que irão permitir que nossas equipes trabalhem melhor equipados em 2020, garantindo, por exemplo, a diminuição dos índices de criminalidade”, afirmou o governador Wellington Dias.

 

Fonte: CCOM