O Hidrogênio Verde como grande aposta do governador Rafael Fonteles, no processo de industrialização e protagonismo do Piauí em energias renováveis foi celebrado na tarde de sexta-feira (15/12) na ZPE de Parnaíba. O megaprojeto de R$ 200 bilhões seguiu com a inauguração do Hub de Hidrogênio Verde às 16h30, assim como o lançamento da pedra fundamental das empresas investidoras Green Ernegy Park e Solatio Energia.

A solenidade contou a presença do vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Bart Biebuyck, CEO do Green Energy Park; Pedro Vaquer Brunet – Sócio fundador e diretor do grupo Solatio, o presidente da ZPE, Álvaro Nolleto; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o senador Marcelo Castro, os deputados federais Florentino Neto e Júlio César, os deputados estaduais Dr. Hélio e Rubens Vieira e outras autoridades.

Bart Biebuyck, CEO do Green Energy Park, destacou ser esse projeto ousado para que o Piauí seja polo mundial e líder em tecnologia verde e conclamou a união. “Quando tivermos sucesso juntos prometo que o Piauí não será famoso apenas por sua opala e suas pinturas rupestres de cinquenta mil anos; mas o mundo inteiro descobrirá o Piauí por sua liderança em tecnologias de hidrogênio. O dia de hoje marca o início de uma nova era para o Piauí, a era da prosperidade econômica graças a tecnologia verde. Esse projeto é um dos mais ambiciosos do mundo e só será possível se fizermos isso juntos, autoridades, líderes empresariais, pesquisadores e o mais importante o povo do Piauí”, incentiva Bart.

Pedro Vaquer Brunet, diretor do grupo Solatio, informou que para instalação de um projeto requer atender as necessidades para viabilização do mesmo. E que além disto, também um governo que abra as portas para a concretização e que o atual Governo do Piauí tem colaborado. “O Estado tem fatores importantes para desenvolver um projeto de hidrogênio verde: um terreno dentro da ZPE, tem água limpa no rio e no subsolo, tem um porto e falta um elemento, se ligar a rede de energia, aqui na subestação de Parnaíba vamos ter essa conexão; mas não é o suficiente é preciso um governo para abrir as portas para viabilizar”, explicou.

Já o governador Rafael Fonteles falou dos impactos ambientais que o mundo vem sofrendo, inclusive no Brasil, e afirmou estar convicto quanto a era do hidrogênio e, por isso, tem trabalhado no que acredita ser uma nova vocação do Piauí que é a indústria verde.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, falou da necessidade de descarbonizar o mundo e destacou que o Brasil, através do Piauí, está liderando na neo-industrialização. Disse, em tom humorado, que na tabela periódica será acrescentada o elemento ‘H2VPI’.  “Precisamos descarbonizar, aí surge o hidrogênio vede do Piauí, o H2VPI. Na tabela periódica será acrescentado o H2VPI. Vamos trocar os navios, as indústrias, os carros, trocar o carbono pelo hidrogênio. O Brasil é o grande protagonista do mundo”, disse Geraldo Alckmin.