O governo federal apresentou na noite desta terça-feira (24), uma nova proposta aos professores federais com intuito de por fim a greve da categoria. A nova proposta altera o reajuste salarial mínimo de 12% para 25% e mantém o reajuste máximo de 45% para professores com titulação maior e dedicação exclusiva.
O aumento seria dado em três anos, a partir de março de 2013 e não mais em junho, como estipulava a proposta apresentada no último dia 13. Os novos índices foram anunciados no intervalo da reunião de representantes dos professores com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) reivindicam não apenas aumento salarial, mas uma reestruturação na carreira.
No Piauí, a Associação dos Docentes do Ensino Superior do Piauí (ADUFPI) realiza nesta quinta-feira (26/07), às 15h, uma assembléia com todos os campis para avaliar a nova proposta.
Fonte: Ascom