O prefeito Florentino Neto esteve reunido nesta manhã (16) com o governador Wellington Dias, o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto e o secretário de Segurança Pública do Piauí, Fabio Abreu, ocasião em que foi discutida a situação da Academia de Polícia Militar do Estado do Piauí.
Na reunião esteve presente também, o vice-prefeito Chagas Fontenele e os vereadores Gustavo Lima, presidente da Câmara, Neta Castelo Branco, Beto Teles, Antônio Diniz, Fátima Carmino, Ronaldo Prado, Renato Bittencourt e o secretario do Trabalho e Defesa do Consumidor, Reinaldo Filho.
Após ampla discussão foi decidido pelo governador Wellington Dias a permanência da Academia de Policia Militar em Parnaíba com a formação de soldados, sargentos e curso de ascensão para cargo de 1⁰ Tenente. Além disso, foi formada uma comissão com membros da Polícia Militar, Prefeitura de Parnaíba, Câmara Municipal e UESPI para a realização de estudos mais aprofundados no que tange a realização de cursos de pós-graduação “admissionais para oficialato da Policia” na Academia de Polícia em Parnaíba.
Com esta decisão abriu-se também a alternativa para os municípios formarem suas guardas municipais, bem como a utilização por outras forças de segurança, como Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
A Polícia Militar, segundo o comandante geral Carlos Augusto, está adaptando seus cursos à nova estrutura curricular adotada no país e conforme o secretário Fabio Abreu, os cursos devem propiciar uma formação integral abrangendo todas as forças de segurança.
O prefeito Florentino Neto foi bastante incisivo na defesa da permanência da Academia de Polícia e, como último pedido na reunião, conseguiu a reversão das transferências dos oficiais que já tinham sido procedidas, conseguindo que os mesmos possam continuar trabalhando na Academia de Polícia de Parnaíba.
O presidente da Câmara, Gustavo Lima, o deputado estadual Hélio Oliveira e o deputado federal Assis Carvalho também se pronunciaram a favor da manutenção da Academia e a constituição da comissão proposta pelo prefeito.
O governador Wellington Dias afirmou estar confiante e, que desta forma consiga, além da permanência, a continuidade da melhoria da formação de nossas forças de segurança.
Fonte: Ascom