A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi), lançou edital com 200 vagas de bolsas de iniciação científica para fomento à pesquisa em instituições de ensino superior do estado. O edital nº 5 de 2024 oferece 200 vagas, sendo 100 para pesquisadores homens e 100 para mulheres. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado, autorizada por Rafael Fonteles.

O período de submissão dos projetos começa amanhã (21/06) e termina no dia 15 de julho, conforme edital disponibilizado na página da Fapepi.  As bolsas serão de R$ 700, por um período de 12 meses, a partir de um orçamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi – PBIC, no valor de R$ 1.680.000. Serão 10 bolsas para cada um dos 12 territórios do Estado do Piauí.

O edital é destinado a estudantes de instituições de ensino superior públicas do Piauí. E 60% dos projetos devem ser na linha das áreas prioritárias de desenvolvimento do estado, como agricultura, energias renováveis, economia verde, meio ambiente e tecnologia da informação.