2

Meta de 90% exigida pelo governo federal foi atingida na primeira etapa. Greve na Adapi estendeu campanha de vacinação até o mês julho.

O governo do Piauí informou nesta quinta-feira (25) que atingiu a meta da vacinação contra a febre aftosa. A primeira etapa da campanha ocorreu entre maio e julho e o índice alcançou os 90% de cobertura, percentual exigido pelo Ministério da Agricultura. A segunda etapa da campanha de vacinação começa no mês de novembro.

De acordo com o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Antônio Justino, o objetivo é chegar ao status de área livre da aftosa sem a vacinação. Atualmente os criadores do estado ainda precisam vacinar o rebanho todos os anos para prevenir que a doença volte aos rebanhos piauienses.

“O governo do estado através da Adapi trabalha no sentido de que chegaremos à área livre sem a vacinação. Isso é um trabalho que nós temos que continuar, mas que no momento ainda precisamos vacinar o rebanho. O que garante a prevenção é a vacina, mas no Piauí os criadores já têm a consciência de que precisamos continuar vacinando”, falou.

A primeira etapa da campanha chegou a ficar comprometida no devido a greve dos servidores da Adapi e por isso se estendeu até o mês de julho. Normalmente, a vacinação ocorre entre maio e junho. Com o certificado de área livre da aftosa, os animais bovinos piauienses podem circular e serem comercializados em outros estados do país.

Fonte: G1/Piauí