O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve nesta sexta-feira (27), no litoral do estado para inaugurar a requalificação e urbanização da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A obra, executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promete transformar o local em um ponto turístico ainda mais atrativo e funcional.

“É apenas a primeira etapa. A lagoa do Portinho vai passar por uma série de intervenções, que vão envolver investimentos, tornando o lugar ainda mais acolhedor”, disse Daniel Oliveira, secretário de estado do Meio Ambiente.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância da obra como marco no desenvolvimento turístico da região.

“Nós cuidamos da revitalização e estamos focados na operação desse equipamento público que fica ao redor da nossa Lagoa do Portinho. Então nós teremos, sem dúvidas, um equipamento que vai fortalecer muito o turismo aqui na região”, disse Fonteles.

A revitalização inclui a construção do Centro de Educação Ambiental do Litoral, salas de artesanato, espaços administrativos, além de três quiosques que servirão como sedes para a Semarh, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.

“Vamos garantir que os permissionários que já atuam com suas atividades, especialmente na área da gastronomia possam continuar atuando, só que em um espaço muito melhor qualificado”, destacou o governador, que estimou que com a obra o fluxo de visitantes no ponto turístico ‘aumente dez vezes mais’.

Foto: reprodução, Semarh

Mais infraestrutura 

Além da inauguração na Lagoa do Portinho, o governador entregou a pavimentação asfáltica do bairro Tabuleiro, em Parnaíba.

A nova via, com 2,6 km de extensão, conta com meio-fio, sarjeta, bueiros, e sinalização horizontal e vertical.

Foto: reprodução, Gov-PI

A obra faz parte do Orçamento Participativo (OPA), e foi executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), com investimentos de mais de R$ 3 milhões de reais. Ela beneficia pescadores e famílias que vivem no entorno do Rio Igaraçu, facilitando o acesso e impulsionando o desenvolvimento da região.