Foto: Divulgação

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), lançou na manhã desta segunda-feira (04) o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Um público composto por 450 orientadores de estudos, técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Seduc lotou o auditório da Federação das Indústrias para o evento que também marca o início da 1ª formação do PNAIC.

Autoridades como o secretário da Educação do município de Teresina, Paulo Vilarinho, o reitor da UFPI, Dr. Arimatéia Dantas, a consultora do Ministério da Educação, Marlinda Andrade e o secretário da Educação do Piauí, Átila Lira, participaram do lançamento e falaram da parceria pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Foi um grande desafio para os municípios assumir um compromisso de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos. Em Teresina, pretendemos cumprir 80% da meta já em 2013 e o restante nos próximos três anos”, destacou Paulo Vilarinho.

Já Átila Lira fez uma retrospectiva dos esforços pela alfabetização no Piauí, destacando a importância do Pacto.

“O PNAIC é um programa em nível nacional que nasceu do programa estadual Palavra de Criança, uma parceria com o UNICEF que já trabalha pela alfabetização na idade certa em 150 municípios do Piauí. Sua versão nacional teve 100% de adesão em nosso Estado, mostrando o comprometimento do governador Wilson Martins, dos prefeitos e das instituições parceiras em mudar a realidade da educação começando por sua base”, explanou Lira.

Uma das orientadoras de estudos que estão sendo formadas, professora Gildete Barroso, do município de Pedro II, participa com entusiasmo do evento e elogia a mobilização nacional pela alfabetização da criança.

“Essa é uma iniciativa fundamental, pois as crianças têm que ter um processo de alfabetização de qualidade e na faixa etária correta. Municípios como o nosso careciam de uma ação sistemática como essa que vai mudar a educação como um todo”, confessou a professora.

A formação

Essa primeira formação, com duração de 40h, contará com cerca de 450 orientadores de estudo e será destinada apenas aos orientadores de estudo selecionados nos municípios e cadastrados no SISPACTO/SIMEC.

A partir das 14h desta segunda, e nos demais, a 1ª formação de orientadores de estudo do PNAIC ocorre nas dependências da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Bairro Matinha, em Teresina.

 Fonte: Ascom