Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (28), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou os 76 equipamentos que faltavam para que todos os municípios do Piauí fossem contemplados com o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

A solenidade aconteceu na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, do governador Zé Filho, o pré-candidato ao governo e deputado federal Marcelo Castro, o deputado federal Júlio César, a deputada estadual Juliana Morais, o deputado federal Jesus Rodrigues, o senador Wellington Dias, o deputado federal Assis Carvalho e diversas autoridades políticas.

Durante a solenidade o governador Zé Filho declarou que além da doação, irá trabalhar junto dos prefeitos para ajudar na manutenção dos equipamentos. “Estamos preocupados não apenas com a entrega dos equipamentos, mas também com manutenção, então vamos ajudar os prefeitos na conservação das máquinas”, declarou.

Miguel Rossetto, ministro do Desenvolvimento Agrário, expressou a satisfação de estar concluindo mais essa etapa do PAC 2. “Essa solenidade é motivo de comemoração, pois o Governo Federal, ao final dessa entrega, conseguirá entregar as 1.068 máquinas que estavam previstas no programa de crescimento”, expressou.

O ministro afirmou ainda que o Governo Federal pretende realizar novos investimentos para o crescimento do estado do Piauí. “Estamos entregando essas máquinas hoje, mas vamos depois escutar cada prefeito para entender as necessidades de cada município do Piauí e assim trabalhar por novas conquistas para o estado, melhorando outras situações”, afirmou.

Em entrevista o ministro explicou quais são os principais benefícios que a população do Piauí irá obter com a posse das novas máquinas. “O equipamento vai facilitar na integração dos municípios, vai contribuir para construção das estradas vicinais, colaborar com a agricultura familiar e atender a aproximadamente um milhão de pessoas residentes no meio rural”, explicou.

O investimento do Governo Federal com essa última entrega é de R$ 23 milhões, totalizando um investimento do total de R$ 290,5 milhões. As máquinas vão atender a quase 214 mil agricultores familiares dentro dos 222 municípios contemplados com o programa.

Fonte: Secom