Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do Piauí estão em greve por tempo indeterminado. O movimento começou hoje e atinge todos os setores da autarquia. O movimento é nacional e faz parte das mobilizações de servidores federais que lutam por melhores condições de trabalho e salário.
Tendo em vista que grande parte do público visitante do INCRA é da zona rural de Teresina e de outros municípios do Piauí, o comando de greve alerta aos trabalhadores rurais e proprietários rurais que todos os serviços (atendimento ao público, emissões de certidões, certificações, trabalho de campo etc) estão suspensos com a greve dos servidores, que lutam contra o desmonte do INCRA que está sendo implementado pelo governo federal.
Dentre outros pontos, os servidores do INCRA entram em greve por: reestruturação do Plano de Cargos e Salários; reajuste salarial; recomposição da força de trabalho (nomeação dos aprovados no concurso e prorrogação do prazo de validade do concurso); equiparação salarial entre servidores ativos e aposentados/pensionistas; fortalecimento do INCRA e retomada do programa nacional de Reforma Agrária.
Fonte: INCRA/ PI