Na reta final das eleições 2012, a Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, sob o comendo juíza Benedita Maria Barros Araújo Lima e do promotor Cristiano Peixoto, estão unidos a outros órgãos como as Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal e também a Guarda Municipal para garantir a segurança durante as eleições na cidade de Parnaíba. “Embora o período eleitoral esteja tranquilo, a gente tem a preocupação de garantir a segurança e a ordem, coibindo os abusos e excessos”, disse o Dr. Cristiano Peixoto, em entrevista ao Jornal da Costa Norte, nesta quarta-feira (03).
Os representantes de cada órgão que integram o Grupo Gestor das eleições 2012 se reuniram no Cartório da 3° Zona para definir a sua forma de atuação, como por exemplo a criação de um formulário de denúncia para protocolá-la, onde o denunciante terá que se identificar, para evitar trotes ou desvio e atenção da Justiça Eleitoral, mas será guardado sigilo sobre seus dados. O formulário está a disposição da população nos DPs, na Polícia Federal e no Cartório Eleitoral. O trabalho do grupo, já formado nas eleições passadas, já teve início e deve ganhar força até sábado (06), quando são encerradas as propagandas nas ruas.
Outra preocupação do Grupo Gestor Eleitoral foi identificar os locais que mais apresentam complicações no dia da eleição. 10 colégios eleitorais terão a segurança reforça pelo exército, além da presença da polícia, pois apresentam o maior número de sessões (entre 5 e 15) e também são locais onde vários candidatos votam. Entre esses locais estão a Universidade Federal do Piauí, o Colégio Diocesano, a Unidade Escolar Polivalente, o Colégio Estadual Lima Rebelo, a Escola Normal Francisco Correia e outros.
O objetivo principal do grupo é coibir a prática de quaisquer crimes eleitorais, como a compra de votos, a propaganda eleitoral, o transporte irregular de eleitores e outras irregularidades apontadas na legislação, durante as eleições, no próximo domingo (07).