Uma necessidade universal, assim é a demanda pela doação de sangue. Por isso, hoje, dia 14 de junho está sendo celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. E para lembrar a importância do ato, o Hemocentro de Parnaíba realiza uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de receber as doações de sangue. “Estamos com o dia cheio de programações, como panfletagens, blitz, sensibilizações em empresas e instituições, convidando a população para fazer parte desse dia e lembrando a necessidade que temos de estar sempre abastecendo o banco de sangue”, afirma Rafaela Oliveira, coordenadora do Hemocentro de Parnaíba.

Em todo o mundo, o acesso a sangue seguro ainda é um privilégio de poucos. As doações são essenciais para os tratamentos e intervenções urgentes, além de ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida e apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

Weslley de Oliveira é um dos doadores regulares de sangue em Parnaíba. Ele nos conta que a consciência sobre o ato de doar veio após uma necessidade enfrentada pelo pai. “Inúmeras vezes pessoas precisam passar por procedimentos cirúrgicos ou por conta de um acidente e precisam da nossa ajuda com a doação de sangue. Eu como voluntário percebi essa necessidade depois que meu pai precisou passar por uma cirurgia e tinha dificuldade de encontrar pessoas para doar, e isso sensibilizou meu coração”, disse.

O motorista, Ari Araújo, também faz doações ao Hemocentro de Parnaíba com frequência e aproveitou a data para reforçar mais uma vez a importância de fazer a doação de sangue. “Doar sangue é algo muito importante, porque salva muitas vidas. Sempre fui doador e sempre irei ser enquanto puder”, reforço Ari Araújo.

Mais do que promover um aumento no número de doações e agradecer aos doadores, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data importante para lembrar que o suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.