O Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea é comemorado no terceiro sábado de setembro. Este ano será comemorado amanhã (16/09). No Brasil, estima-se que as chances de compatibilidade sejam de 1 para 100 mil. O cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) se torna essencial. O Brasil possui 5.656.183 doadores cadastrados e 650 pacientes na fila de espera por um transplante. O Piauí tem 97.104 doadores de medula óssea cadastrados no Redome.

O cadastro pode ser feito no Hemocentro Regional de Parnaíba. O candidato precisa apresentar um documento oficial com foto, preencher uma ficha com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem HLA, que é significa Antígeno Leucocitário Humano. Os dados genéticos são inseridos no Redome que são cruzadas com as informações dos pacientes que estão na fila de espera.

Seja doador!

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, sendo que o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade. O doador precisa apresentar documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. A lista das doenças impeditivas pode ser conferida aqui.