As práticas de segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Marques Basto passaram por avaliação da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí, juntamente com 25 hospitais do Estado. Uma análise dos serviços e práticas assistenciais garantiu o reconhecimento ao Hospital Marques Bastos a classificação unidade de saúde de alta conformidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O reconhecimento de Alta Conformidade com os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente para hospitais com leitos de terapia intensiva, é resultado de planejamento e investimentos do Hospital Marques Bastos.

A avaliação realizada pela Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária foi feita com base em dados de 2023, concedendo três níveis de classificação: alta, média e baixa conformidade. O Hospital Marques Basto teve foi classificado como de alta conformidade devido a constante melhora da qualidade da assistência e o comprometimento.