A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no Hospital Marques Basto, vai ampliar os atendimentos para pessoas vítimas de câncer. Pra tanto, a estrutura física também está sendo ampliada e com as obras que seguem para acondicionar mais leitos. Ao todo serão 14 leitos para quimioterapia, no momento são apenas sete. Segundo o coordenador da UNACON, Antônio Moreira, a demanda tem crescido e migrado para o Hospital Marques Basto.

Completando o tratamento contra o câncer, o Hospital Marques Basto, está avançando nas obras para implantação da Radioterapia na cidade, um investimento de R$ 10.350.000,00 do Ministério da Saúde. Segundo Mirocles Campos Veras, diretor administrativo-financeiro do Hospital Marques Basto, haverá também a disponibilidade de uma Casa de Acolhimento para os pacientes de toda a região que vai até é os Cocais, como uma forma de amparo para pacientes e acompanhantes. A Radioterapia está sendo construída no Bairro Planalto Montserrat.

A demanda de pacientes acometidos pelo câncer tem aumentado, uma realidade que requer mais políticas públicas e a Unacon em Parnaíba está acolhendo essas demandas. Com o aumento do número de leitos para quimioterapia há também aumento de profissionais da saúde para o acompanhamento do paciente oncológico.