O Hospital Marques Basto recebeu uma visita técnica do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Parnaíba na manhã desta segunda-feira (10/04) como observação e conhecimento dos serviços e estrutura do lugar, através de um convite do próprio presidente Mirocles Veras. O presidente Flávio Furtado de Farias, do Conselho Municipal de Saúde  foi ao hospital, representando os usuários do sistema.

“Para a população o hospital e maternidade é um importante parceiro do município, tem contatos com a Prefeitura na prestação de serviços de ordem muito grande e, além disso, ele é parceiro também no Conselho Municipal, tendo representação dentro do Conselho na luta pela melhoria do SUS. A gente costuma fazer essas visitas periodicamente a algumas instituições de saúde, especialmente quando convidados. Nós viemos fazer uma visita ao setor de imagens, na parte do raio X, para ver esse importante serviço que é oferecido para a comunidade”, esclareceu Flávio Farias.

A Unidade de Saúde é muito importante para a região Norte do Piauí e tem e garantido significativa cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população. Mirocles Veras, presidente do Hospital Maques Basto, tem convidado os diversos setores para acompanhar os serviços prestados. “Hoje nós temos aqui um serviço que muitas pessoas, muitas parnaibanos, da região norte sabem que nós temos cirurgia cardíaca salvando pessoas, não sabem que nós temos aqui a Oncologia e a quimioterapia que também é diagnosticada, nós temos a neurocirurgia, as cirurgias gerais, o parto de alta complexidade, então a gente está prestando contas do que efetivamente e fazemos de acordo com a nossa missão.”

Pelo menos 60% dos serviços do Hospital Marques Basto devem ser gratuitos por conta do SUS; mas o a unidade tem entregado mais de 80% através de sua gestão articulada e com frequente expansão nos serviços e infraestrutura. Dentro do processo de expansão, o Hospital Marques Basto terá serviços de radioterapia, em 2024, através da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Parnaíba com recursos do Ministério da Saúde e está com as obras em pela execução.