Começa nesta segunda-feira (3) a Operação Festas Juninas, realizada pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi). Os fiscais farão coletas de alimentos mais consumidos nesse período, como canjica, massa de milho, mistura para bolo, coco ralado, creme de leite, doces, milho para pipoca, além de produtos juninos como estalinhos, bandeirolas, foguetes e bombinhas. A operação acontecerá em Teresina e em algumas cidades do interior do Estado e terminará no dia 21 deste mês.

Os alimentos serão periciados no laboratório de Pré-medidos do Imepi. “Vamos analisar o peso dos alimentos e verificar a quantidade dos demais produtos, se confere com a quantidade informada na embalagem”, afirmou a metrologista Mayra Suely.

Os produtos coletados serão periciados na presença dos fabricantes, que recebem um convite formal para comparecer ao Imepi. Após os exames, os fabricantes optam por doar ou não os produtos ao Imepi.

“Os produtos alimentícios coletados pelo Imepi são doados posteriormente a entidades beneficentes cadastradas no órgão, em perfeito estado de conservação. O mesmo acontece com os itens que não oferecem riscos à saúde ou à segurança, como as bandeirolas, por exemplo. Dessa forma o Imepi garante a boa relação de consumo e cumpre seu papel social”, finalizou Messias Júnior, diretor geral do órgão.

Fonte: G1