Uma nova ação de garantia na segurança pública de Parnaíba foi implantada na manhã desta quarta-feira (27) no auditório da associação comercial no Porto das Barcas. O projeto Ronda Cidadão de Polícia Comunitária é um programa iniciado na capital do Piauí e que está passando por um processo de interiorização no Estado. Primeiro em picos e depois neste município. Segundo o coronel Lindomar Castilho Melo, comandante do Comando da Polícia Militar do Piauí, o projeto tem por fim uma maior aproximação da comunidade à Polícia Militar.
Os policiais que vão atuar passaram por um curso de operadores de Polícia Comunitária e a princípio, o bairro Piauí e adjacentes serão os locais de experimentação e implementação do projeto Ronda Cidadão em Parnaíba. Neste primeiro momento 20 policiais estão capacitados para atuar no projeto. A proposta vai garantir mais agilidade ao combate ao crime em ações imediatas.
O Ronda Cidadão é um projeto de Polícia Comunitária que há tempo era anunciado pelo poder público e aguardado pelos parnaibanos. Pois qualquer ação que colabore com a garantia e efetivação da segurança é importante. O maior trunfo do Ronda Cidadão está na disponibilidade de telefone direto com a guarnição que está na viatura em ronda.