Prédio da Controladoria Geral da União (CGU) (Foto: Divulgação)

A solenidade de premiação acontece nesta quinta-feira, 28 às 15h no NAAH/S. As Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), está em festa. O motivo é a entrega da premiação do 5º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) ao aluno Axel Edson da Silva Carvalho, de 9 anos. Ele cursa o 2º ano do Ensino Fundamental e conseguiu o primeiro lugar na categoria Desenho. A solenidade de premiação acontece nesta quinta-feira, 28 às 15h no NAAH/S.

“A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”. Milhares de estudantes de todo o Brasil botaram a mão na massa para dar respostas criativas e cidadãs à pergunta proposta pelo 5º Concurso de Desenho e Redação. Depois de uma disputa acirrada, 33 alunos de escolas públicas e particulares foram selecionados vencedores, em 11 categorias, como uma pequena amostra dos trabalhos recebidos pela Comissão Julgadora.

Os desenhos concorreram nas categorias 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano. As redações foram separadas nas categorias 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, mais de 200 mil alunos e 7.500 professores foram mobilizados em todo o país.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão um computador e certificado; os segundos colocados, uma máquina fotográfica digital e certificado; e os terceiros, um aparelho de DVD e certificado. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador. Às três Escolas-Cidadãs e a Entidade-Cidadã, serão entregues kits com computador, máquina fotográfica digital, aparelho de DVD, troféu e certificado.

Para a diretora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação ( NAAH/S), Leovania Maria, receber um prêmio dessa natureza é de grande importância não só pelo valor simbólico, mas pelo feito em si. “Ver um aluno do ensino fundamental concorrendo em nível nacional com um tema tão complexo que é justamente como o cidadão pode ajudar no acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos, faz com que nosso objetivo esteja sendo alcançado, que é promover a participação da sociedade nos assuntos da nação. O aluno está de parabéns pelo prêmio, e também a gestão, pois é necessário um engajamento do poder público e mais ainda da escola para incentivar práticas desse tipo”, relatou.

O Concurso de Desenho e Redação da CGU é promovido no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desde 2007. Neste ano, o concurso foi realizado como Projeto/Atividade Especial da 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial).

Fonte: 180graus.com