Tiveram início na manhã de quarta-feira (11), as audiências públicas solicitadas pelo prefeito Florentino Neto com a finalidade de elaborar um novo modelo de gestão do transporte em Parnaíba. O encontro contou com a participação dos taxistas, representantes do Sindicato e da Associação da categoria. Também estiveram presentes os vereadores, Ronaldo Prado e Carlos Alberto dos Santos Sousa, representando a Câmara Municipal de Vereadores.
Durante os debates o secretário de transporte, trânsito e articulação com as forças de segurança, Heleno Maia, distribuiu uma lista contendo alternativas para que fossem sugeridas pelos presentes como solução imediata. Entre as alternativas há a opção de continuação da Ação Judicial relativa à licitação nº 003/2011 destinada a selecionar permissionários para operar no serviço básico de transporte ônibus em substituição ao transporte coletivo existente, ou a de um outro modelo que sugere mais linhas de circulação, implantação de um terminal no centro da cidade, requalificação dos abrigos: embarque e desembarque, fortalecimento do Conselho Municipal de Transporte, ampliação da frota de vans e micro-ônibus e implantação de sistema eletrônico de controle de rota. Outras sugestões estão sendo colhidas para serem incorporadas ao relatório final.
As audiências prosseguem nesta quarta-feira, a partir das 15 horas com a presença de mototaxistas e Sindicato e Associação da categoria. Às 19h o encontro será com a comunidade estudantil em geral. No dia 12, a programação continua a partir das 9h da manhã com a participação dos proprietários e operadores e vans. As 15h com lideranças comunitárias, associações e sindicatos. As 19h serão recebidos os usuários do transporte alternativo.
Fonte: Ascom PMP