Escolas brasileiras já podem inscrever seus estudantes na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) que, neste ano, promete bater recorde de participação. Dessa vez, a Obmep será integrada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), ou seja, pela primeira vez, alunos de escolas particulares também vão participar.
As inscrições podem ser feitas até 31 de março pelo site http://www.obmep.org.br.
Na edição de 2016, 17,8 milhões de estudantes participaram a olimpíada. Eles representaram mais de 47 mil escolas de 99,6% dos municípios brasileiros.
De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que criou a Obmep em 2005, a integração das duas olimpíadas “tem como objetivo estender a todas as escolas do Brasil o acesso a material didático de qualidade para ajudar a despertar o gosto pela matemática entre os estudantes. Esse tipo de iniciativa tem produzido resultados positivos nas escolas”.
As provas serão distribuídas em três níveis diferentes, de acordo com o currículo escolar, e a olimpíada, em 2017, seguirá tendo duas fases.
Medalhas
Nesta edição, a regra de medalhas para os estudantes de escolas públicas da Obmep será a mesma. No total, serão entregues 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas. Já para os estudantes de escolas particulares serão entregues 25 medalhes de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5.700 menções honrosas.
Veja abaixo o calendário da Obmep 2017:
- Inscrições: até 31 de março pela internet
- Primeira fase: 6 de junho
- Segunda fase: 16 de setembro
- Saiba mais: http://www.obmep.org.br
Fonte: G1