As inscrições para as palestras que serão ministradas durante o 4º Salão do Livro da Parnaíba foram esgotadas já nesta terça-feira (29), primeiro dia de cadastros. Foram disponibilizadas 400 vagas para os interessados em adquirir o certificado de presença durante as 40 horas que serão disponibilizadas nos quatro dias de evento. Quem não realizou a inscrição também poderá assistir às palestras, não sendo oferecido apenas o direito ao certificado.

A Superintendência de Comunicação atribui o sucesso da procura ao alto nível dos palestrantes e a comodidade oferecida pelo atendimento on line. Na sexta-feira (01/11), após checagem de todos os nomes, será divulgada no site da prefeitura a lista das pessoas que concluíram com sucesso o cadastro.

Os contemplados deverão se apresentar a partir das 16 horas do dia 07/11 para credenciamento e comprovação de presença no hall de entrada do auditório da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, no Complexo Cultural do Porto das Barcas. A primeira palestra será uma conversa com o jornalista e escritor Zuenir ventura.

Zuenir Ventura

Jornalista e escritor formou-se de pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro-(Ufrj) nascido em Minas Gerais, teve toda sua vida dedicada no Rio de Janeiro onde concluiu os estudos acadêmicos. Zuenir é autor de livros entre os quais: “Chico Mendes: crime e castigo”, lançado pela Companhia das Letras e “Inveja: mal secreto”. Cursou jornalismo na França, foi correspondente do Jornal Tribuna da imprensa e ganhador do prêmio Jabuti de Reportagem. Editou o livro que conta a sua experiência: “Cidade Partida”, um trabalho que relata causas de violência no Rio de Janeiro. Também trabalha como editor e atualmente é colunista do jornal O Globo.

Fabrício Carpinejar

Poeta, jornalista, mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Natural do Rio Grande do Sul. Autor de dezenas de livros, entre os seus trabalhos, destaca-se “As Solas do Sol”, “Terceira Sede”, “O Amor Esquece de Começar”, “Diário de um apaixonado”, “Sintomas de um bem incurável”, “Canalha”, “Mulher perdigueira”. Seus trabalhos realizados lhe renderam prêmios importantes como o Prêmio Nacional, Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras, Cecília Meireles da União Brasileira de Escritores-(UBE). O autor também recebeu prêmio destaque literário, júri oficial como melhor livro de poesia entre tantos.

Marina Colasanti

É escritora, jornalista, pintora, nascida na região da Itália, teve passagem na Líbia, veio para o Brasil em 1948, foi correspondente do Jornal do Brasil por 11 anos e 18 anos em Revistas femininas. É autora de romances, cronista e poesia infantil. A autora tem 40 livros publicados, sendo alguns destes direcionados ao cotidiano e o emocional da mulher, com destaque para a obra: “E Por Falar Em Amor”. Os trabalhos também seguem o público infanto-juvenil. Atualmente a autora se prende à participação em conferências e possui livros publicados no exterior que lhe renderam vários prêmios.

Affonso Romano de Sant’anna

É mineiro, poeta ensaísta e cronista brasileiro, professor em diversos países e universidades, presidente da Biblioteca Nacional, doutorou-se com uma tese sobre o amigo Carlos Drummond de Andrade. O escritor possui cerca de 40 livros publicados, passou como professor nas universidades de Minas Gerais, PUC e UFRJ no Rio de Janeiro. No exterior lecionou na Alemanha, França e universidades da Califórnia nos Estados Unidos. Como jornalista trabalhou em jornais e Revistas importantes do Brasil, entre eles: Jornal do Brasil, Revista Veja, colaborador do jornal Estado do São Paulo, e atualmente está no jornal O Globo desde 1998. Autor de obras poéticas no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios Mário de Andrade, União Brasileira de Escritores entre outros.

Fonte: Ascom PMP