A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Ensino e Aprendizado, informa que estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), direcionada para estudantes devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras públicas e privadas, situadas em todo o território nacional.
A OBQJr é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
De acordo com a diretora de Ensino e Aprendizado da Seduc, Norma Suely, a OBQJr tem por objetivo estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química, além de contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.
A olimpíada é realizada em duas fases (Fase I e Fase II). Para que o estudante esteja apto a participar da competição, é necessário que a escola tenha um representante cadastrado no Programa Nacional Olimpíadas de Química.
A ficha de cadastro do representante da escola, professor ou coordenador, encontra-se disponível no site www.obquimica.org o início do mês de agosto. Todas as orientações para efetivar o cadastro estão disponíveis no site. O representante cadastrado é o responsável pela inscrição dos alunos, aplicação e correção do exame da Fase I.
Os estudantes com pontuação final normalizada, igual ou superior a 50 pontos, serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa de acordo com a pontuação alcançada.
Mais informações no endereço eletrônico: www.obquimica.org.
Fonte: CCom