Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, a partir desta quinta-feira (24), a primeira parcela do 13º salário junto com o pagamento referente ao mês de abril. A antecipação dos valores segue decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prática adotada desde o ano de 2020.

Ao todo, 34,2 milhões de segurados devem receber os valores entre os dias 24 de abril e 8 de maio, conforme o calendário oficial da Previdência Social. A ordem de pagamento leva em conta o número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador.

Os depósitos são realizados nas contas bancárias onde os beneficiários já recebem seus proventos. A liberação dos valores começa pelos segurados que ganham um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. Na sequência, o crédito será feito para quem recebe valores superiores, até o teto do INSS, que em 2025 é de R$ 8.157,41.

Para quem já era aposentado até janeiro deste ano, a primeira parcela do 13º corresponde a 50% do valor mensal do benefício. No caso de aposentadorias concedidas após fevereiro, o pagamento será proporcional ao número de meses com direito ao benefício neste ano.

Segurados que recebem auxílio-doença também terão valores proporcionais, de acordo com a quantidade de meses em que o benefício estiver ativo, por se tratar de uma ajuda temporária.

Já os aposentados após o pagamento das duas parcelas — a primeira agora em abril e a segunda prevista para maio — receberão o 13º proporcionalmente no pagamento de novembro.

O abono natalino é destinado a quem recebe aposentadoria, pensão ou auxílios previdenciários. Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º salário.

A segunda parte do 13º será depositada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Nessa fase, poderá haver desconto do Imposto de Renda para quem se enquadrar na obrigatoriedade da cobrança. No entanto, desde 2023, segurados que recebem até dois salários mínimos estão isentos do IR. A tabela foi atualizada por medida provisória.

Para consultar valores e datas de pagamento, o cidadão pode acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, utilizando a conta Gov.br.

Passo a passo para consultar o 13º pelo site:

  1. Acesse o site: www.meu.inss.gov.br
  2. Clique em “Entrar com gov.br”
  3. Digite seu CPF e pressione “Continuar”
  4. Insira sua senha e clique em “Entrar”
  5. Na página inicial, selecione “Extrato de Pagamento de Benefício”
  6. Escolha o mês desejado (Competência)
  7. O valor da aposentadoria, pensão ou auxílio aparece com o código 101 e o 13º com o código 104
  8. Se houver empréstimo consignado, também será exibido
  9. Para salvar, clique em “Baixar Documento” para gerar o PDF

Como consultar pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Abra ou instale o app Meu INSS
  2. Clique em “Entrar com gov.br”
  3. Insira o CPF e vá em “Continuar”, depois digite a senha
  4. Na tela inicial, selecione “Extrato de Pagamento de Benefício”
  5. Toque na seta ao lado do pagamento de abril para abrir o extrato
  6. Aparecerá o mês, o valor e a data prevista de pagamento
  7. O código 101 indica o valor do benefício e o 104, o valor do 13º
  8. Em caso de empréstimo consignado, o extrato também trará essa informação
  9. Para salvar, toque em “Baixar Documento” e gere o PDF