Investe Piauí discute em Parnaíba sobre geração de empregos na Cadeia do Hidrogênio Verde
O workshop “Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Emprego no Piauí” foi realizado na manhã desta sexta-feira (29/11) pela Investe, através da Vice-Presidência de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), devido à perspectiva com a instalação das empresas para a produção de H2V no Piauí. Há uma expectativa de que sejam gerados, em 10 anos, cerca de 20 mil vagas de empregos. Na oportunidade foram assinados memorandos de entendimentos junto as sete empresas voltadas a energia que se fizeram presentes.
“A atração de negócios para o estado através de empresas que vão montar algum empreendimento aqui e a partir de onde a gente vai ter a ideia de desenvolvimento socioeconômica efetivada. A gente ver que um dos passos importantes é essa assinatura de memorandos de entendimento e que a partir daí, após ter atraído as empresas para cá, a gente pode dar sequencia nas relações com o compromisso um pouco mais fortalecido de aprestar a outras empresas e fazer essa ponte com empresas dentro da cadeia do hidrogênio”, destacou Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí.
Para que a geração de empregos seja oportunizada pelos empreendimentos requer mão de obra qualificada. Parnaíba acaba sendo um centro de referência sobre o Hidrogênio Verde, no processo de descarbonização no país, é de onde será feita a produção e que deve atrair mais empreendimentos e oportunidades; pois sedia a ZPE do Piauí. O segundo workshop Capacitação em Hidrogênio faz parte de um movimento que também difunde informações e ações relacionadas à implantação da cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono (H2V) no Piauí.