Foto: Divulgação Ascom

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), registrou, um breve registro, da importante vitória para as mulheres brasileiras e para o desenvolvimento científico do País. A professora Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi uma das cientistas agraciadas com o 15º Prêmio L’Oréal-Unesco para as Mulheres e a Ciência.

“A professora Márcia Barbosa foi premiada pela descoberta de uma anomalia da água que poderá levar a uma melhor compreensão do mecanismo de dobramento de proteínas, essencial para o tratamento de certas doenças”, informou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, ao anunciou as vencedoras desta edição do Prêmio.

Márcia Barbosa recebeu o prêmio L´Oréal-Unesco junto com outras quatro cientistas: a japonesa Reiko Kuroda, a nigeriana Nneka Okeke, a americana Deborah Jin e a britânica Pratibha Gai.

As cinco premiadas receberão 100 mil dólares em uma cerimônia no dia 28 de março de 2013, em Paris.

Márcia Barbosa vem se destacando na comunidade internacional de física, tendo sido eleita vice-presidente da IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada).

Agora, ela integra a lista das cientistas brasileiras premiadas pela L’Oréal e pela Unesco, que conta com Mayana Zatz, da USP, Belita Koiller, da UFRJ, Lucia Previato, da UFRJ, e Beatriz Barbuy, da USP.

“Meus parabéns, portanto, à professora Márcia Barbosa e a todas as brasileiras que têm se dedicado a uma atividade que é de extrema importância para o desenvolvimento científico do Brasil”, concluiu.

Fonte: Ascom