Iracema Portella vai ao Banco Mundial (Foto: Divulgação)

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), esteve em audiência na manha desta terça-feira (06), com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtare Diop; juntamente com os coordenadores de operações para o Brasil, Boris Utria; e o coordenador das áreas de educação, saúde e proteção social, Magnus Lindelow.

Iracema apresentou aos representantes do Banco os projetos Girassol Mulher  e Centro de Reabilitação Rosas e Marias, voltados para atender mulheres do estado do Piauí, que necessitam de atendimento clínico de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e de mama, e usuárias e/ou dependentes de álcool, crack e outras drogas.

Representantes do Banco Mundial se mostraram interessados nos projetos apresentados pela parlamentar, com maior interesse no Girassol Mulher, que prevê uma unidade móvel de saúde, equipada com um consultório, apta a realizar exames de Papanicolau e Ultrassom; e uma equipe técnico-médica, itinerante pelas 30 cidades mais populosas do Estado, que deverão atender 24 mil mulheres, prioritariamente da zona rural, pelo período inicial de dois anos.

“É um projeto social que visa justamente mudar a perspectiva das mulheres do Piauí, especialmente as de baixa renda. Com a implantação dessa iniciativa, mulheres poderão ter acesso a atendimento clínico de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e de mama, que são os tumores de maior incidência e causa de morte na população feminina do Piauí”, concluiu Iracema Portella.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí será o órgão responsável pelo monitoramento e avaliação dos resultados e impactos dos projetos nas comunidades visitadas.