O curso Normal Superior mantido pelo Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF) foi transferido para a responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí por meio do decreto nº 14.507, de 21 de junho de 2011. A norma garante o funcionamento dos cursos até o encerramento das turmas atuais.

 

As últimas turmas devem encerrar em 2013 e 2014. Todos os diplomados pelo cursos normal superior podem complementar a carga horária curricular para obtenção de licenciatura em pedagogia.

 

Segundo Francisca Edna Rodrigues de Farias, coordenadora do núcleo do ISEAF em Parnaíba, no começo a notícia trouxe algumas dúvidas. A mudança está em que o ISEAF será um Centro de Formação Continuada de Professores e o Instituto de Avaliação do Ensino e Aprendizagem do Estado.  Então será voltado à capacitação de professores.

 

Na capital do Piauí o instituto ainda vai funcionar para implementar programas de pós-graduação. O ISEAF vai deixar de oferecer os cursos superiores para somente cursos de formação continuada.

 

A transferência para a UESPI não preocupou todos os alunos, o que desejam é a qualidade do ensino. De acordo com o estudante John Kennedy, o ensino regular e a qualidade devem ser mantidos e não haverá nenhum problema. Maria das Graças Ribeiro alerta para as possíveis greves já ocorridas na UESPI e destaca que no ISEAF há aulas normalmente.