Foto: Reprodução TV Costa Norte/ José Hamilton e Raimundo Andrade, gerente Regional da Caixa assinando termo de adesão à 2ª etapa do Minha Casa Minha Vida

Na manhã de sexta-feira (07), o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco assinou dois termos, um de compra do piso da Praça da Graça e outro de adesão à 2ª etapa do Programa Federal, Minha Casa Minha Vida.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; os vereadores João Câncio, Beto, Reinaldo Filho, Neta e Gustavo Lima; secretários municipais; o pároco da igreja matriz de Nossa Senhora da Graça, padre Antônio Soares, o empresário Ronald Santos, da Construtora Marruás, responsável pela troca do piso da praça e representantes da Caixa Econômica Federal, Raimundo Nonato Andrade, gerente Regional e Julimar Caminha, gerente em Parnaíba.

A troca do piso é a 1ª etapa da reforma da Praça da Graça, que é de responsabilidade da secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil, representada pelo secretário Antônio de Pádua Melo, será realizado pela Construtora Marruás.

O novo piso terá 11 rampas de acesso, será de concreto, em duas cores e tátil, ou seja, dará condição para que os deficientes visuais se locomovam sem o auxílio de outras pessoas. “Vai existir caminhos que cruzam a praça com opções de ir à Catedral, à Câmara Municipal e outros locais, o deficiente visual conseguirá percorrer toda a praça sem o auxílio de ninguém” explicou o empresário Ronald Santos.

Na aquisição do piso estão sendo investidos R$ 209.664,22, para a segunda etapa, de aplicação, ainda não foram fechados os custos, mas deverá ser um valor aproximado ao de aquisição.

Com relação á adesão do Minha Casa Minha Vida 2, esta segunda etapa amplia a atuação do programa em Parnaíba e renova o compromisso da prefeitura, que desta vez terá 2% dos recursos do programa, para contratar assistentes sociais, profissionais que irão fazer o trabalho técnico social, para selecionar as famílias com mais critério para não acontecer injustiças.

Nesta 2ª etapa, a Prefeitura Municipal de Parnaíba tem uma pré-aprovação de mais de R$ 60 milhões de reais para a construção de 1.200 casas que deverão ser entregues em 12 meses, segundo previsão do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Raimundo Nonato Andrade, que explicou ainda, que as novas casas terão uma área maior e piso de cerâmica em todos os cômodos, possibilitando maior conforto para as famílias. E com uma novidade, todas serão adaptadas, possibilitando acessibilidade às pessoas com deficiência física. “são mudanças que vem aprimorando o programa.”