Juiz Eleitoral Dr. Georges Cobiniano reforça consciência do voto e condutas nas eleições
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (29/09), à TV Costa Norte, o juiz responsável pela 3ª Zona Eleitoral de Parnaíba, Dr. Georges Cobiniano, tratou sobre temas importantes relacionados ao pleito eleitoral deste ano.
No início de sua fala, Dr. Cobiniano deu destaque para a contribuição da TV Costa Norte quanto a informar ao eleitorado sobre o trabalho do Judiciário na realização das Eleições 2022. “Sou grato por toda ajuda da TV Costa Norte em divulgar as ações do Poder Judiciário para a Comunidade de Parnaíba”, disse.
Sobre a organização das eleições em Parnaíba, o magistrado garantiu que os parnaibanos podem esperar uma eleição em um ambiente de ‘completa ordem e paz’.
“Eu devo pontuar que o processo eleitoral está sendo organizado de modo a garantir eleições tranquilas, eleições em que cada eleitor poderá se dirigir ao seu local de votação, efetivar o seu direito ao sufrágio universal tranquilo, sabendo que estará contribuindo para a democracia do nosso país”, destacou.
Dr. Georges Cobiniano falou sobre a estrutura de trabalho da Justiça Eleitoral em Parnaíba, e enfatizou sobre a colaboração de outros órgãos para viabilizar a realização da votação. Segundo ele, o município conta com cerca de 345 seções eleitorais e, portanto, necessita também da ajuda dos mesários, que nestas eleições podem chegar a 1.500.
“Nós contamos com uma força de trabalho tanto efetiva – que são os funcionários da Justiça Eleitoral, como também com as classes que são requisitadas de outros órgãos, e também nós temos a colaboração que é imprescindível das forças de segurança”
Sobre eventuais crimes eleitorais no dia da votação, o juiz alertou que um dos canais diretos para a realização de denúncias por parte do eleitor é o telefone 190. Manifestações silenciosas de eleitores nas seções eleitorais serão permitidas, segundo ele.
“Quanto aos eleitores, é importante informar que eles podem sim fazer a demonstração de sua preferência por determinado partido ou candidato, desde que seja de forma silenciosa, por exemplo, com camisas, adesivos, broches, até mesmo bandeiras e bonés”
Sobre crimes eleitorais ele disse: “Já aos candidatos, existem algumas condutas que são vedadas, como por exemplo a boca de urna, não é possível os candidatos ou quem quer que seja, abordarem os eleitores no dia da eleição buscando favorecer algum candidato. Isso não é possível […] Uma conduta que é ilícita e que justamente macula esse exercício tão precioso da democracia é a compra de votos, porque o eleitor quando vende seu voto ele tem a sua vontade maculada, ele não vota porque acredita naquele candidato, porque aquele candidato”
Após os eleitores terem sido surpreendidos com a informação falsa que circulou nas redes sociais de que as eleições terminariam às 16 horas, Dr. Cobiniano reforçou sobre o horário de início e de término: “O horário de votação é das 8h às 17h. Não pode adentrar no local de votação após as 17h. Porém, quem tiver entrado até as 16:59h, mesmo que haja fila para votação, a eles serão entregues as senhas, e as pessoas permanecerão lá no local de votação até cada uma exercer o seu direito ao voto”.
Assista a entrevista na íntegra: