A Justiça de Teresina determinou a prisão preventiva de 15 estrangeiros, 14 colombianos e um venezuelano, investigados por participação em um esquema de agiotagem e lavagem de dinheiro. Todos haviam sido alvo da Operação Macondo, deflagrada em 11 de novembro pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que bloqueou cerca de R$ 5 milhões vinculados ao grupo.
De acordo com as investigações, os suspeitos ofereciam empréstimos informais a trabalhadores autônomos, ambulantes e pequenos comerciantes, cobrando juros que ultrapassavam 30% ao mês. A SSP também apontou que o grupo utilizava práticas de intimidação e violência na cobrança das dívidas.
A decisão judicial, assinada pelo juiz Valdemir Ferreira, da Central de Inquéritos, considerou que a prisão preventiva é necessária para evitar possível fuga, garantir a preservação das provas e impedir que os investigados continuem atuando. Segundo o magistrado, em liberdade, eles poderiam voltar a praticar os mesmos crimes ou interferir no andamento do processo.
