Um desafio diário é a travessia da BR-402, no Km 39, devido ao transbordamento do rio Portinho na zona rural de Parnaíba. O local compreende a parte comunidade Carpina. Os veículos acabam ficando enfileirados aguardando a vez para travessia. O trecho do transbordamento já apresentou grandes buracos, o que virou armadilhas para o tráfego de veículos. O problema é recorrente devido ao nível da rodovia federal ser mais baixo e facilitando o transbordamento do rio Portinho. Um desafio para quem se utiliza da via.

A BR-402 é uma importante via para quem vai, por exemplo, para o estado do Ceará. E não utilizar essa rodovia requer ir pela PI-116 que é percurso maior. Diante do perigo e risco de prejuízos, algumas pessoas do lugar orientam por onde é mais seguro passar. Há quem passa pela primeira vez, como também quem já conhece o problema renitente.

Além dos transtornos para os motoristas, há ainda a problemática das comunidades que ficam isoladas quando há maior volume de água. Em 17 de maio do ano passado, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT) anunciou inspeção, o que ocorreu; mas sem intervenções estruturantes no KM 39 da BR-402 até então.