A 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2022 começou na manhã desta sexta-feira (04/11) no Piauí, com lançamento oficial na zona rural de Parnaíba, bem como o reforço de vacinação contra a brucelose. O Piauí está livre da febre aftosa com vacinação e a meta é vacinar 90% do rebanho até 30 de novembro. A solenidade contou com a presença da Alexsandra Carvalho, diretora geral da ADAPI, de Simone Lima, coordenadora Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa e outras autoridades.

A Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI) fará a certificação da vacinação até o dia 15 de dezembro de 2022. Manter o status de rebanho sem febre aftosa tem tamanha importância devido ao maior valor agregado. Portanto, é um empenho dos criadores e Adapi.

Na Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (USAV) de Parnaíba, 16 mil animais de até dois anos de idade devem ser vacinados e na primeira etapa foram vacinados 35 mil animais. A vacinação é uma forma muito eficaz de garantia da sanidade do rebanho que eleva a comercialização e exportação do gado. Há uma previsão do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa de que em 2026 o Piauí seja livre da febre aftosa sem vacinação.