Com o incentivo, é possível investir em projetos culturais em todo o Estado (Foto: Ascom Seduc)

Visando o desenvolvimento e ampliação dos projetos culturais no Estado, o governador Wilson Martins sancionou a lei que altera o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) no início deste ano. De acordo com a nova medida os projetos de até R$30 mil financiados por empresas privadas podem ter 100% de abatimento fiscal, 30% a mais do limite estabelecido anteriormente.

Com isso, vários grupos de dança, música e teatro do Piauí foram contemplados com o benefício, um deles foi o Grupo Harém de Teatro, fundado há 28 anos e é a mais antiga companhia de teatro em plena atividade no estado. O grupo desenvolve diversas peças que vão desde a comédia ao drama, além de promover grandes eventos como o Festival de Teatro Lusófono, que é um encontro de nações lusófonas em que acontecem atividades como peças teatrais, lançamentos de livros e oficinas. Este ano o Festival aconteceu no mês de agosto entre os dias 26 a 31 e como era esperado, foi um grande acontecimento no cenário local em que artistas da terra puderam trocar experiências com outros artistas africanos e portugueses.

Para Francisco Pellé, um dos integrantes do Grupo Harém, a lei de incentivo facilita aos grupos teatrais a execução de projetos como o Festival Lusófono, com a verba é possível pagar cachê, hospedagem, passagem, bem como toda estrutura de um projeto como este. “Neste ano, o orçamento do festival foi uma média de R$350 mil, com o incentivo do Siec nós captamos 250 mil, ou seja, quase o total das despesas, desconto que nos ajudou muito na execução do trabalho”, explica.

E os projetos de expansão do grupo Harém para 2014 estão em andamento, Pellé ressalta que o grupo está preparando um novo espetáculo para ser lançado no primeiro semestre do ano, além de projetos de articulação no interior do Estado, como parte das comemorações dos 30 anos do grupo. “Nós queremos estender a cultura, levar para o interior do Piauí um serviço que prestamos aqui na capital e o incentivo do Siec sem dúvida contribui bastante para essa expansão”, finaliza Francisco Pellé.

Fonte: Ccom