Lojas de celulares são alvos de operação no litoral; Policial militar e advogado são presos
Cerca de 50 pessoas foram intimadas de forma virtual a comparecerem ao Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Parnaíba nesta quinta-feira (25), estas adquiriram celulares com algum tipo de restrição.
A 17ª fase da Operação Interditados é uma ação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí através da Superintendência de Operações Integradas (SOI). A operação contou com a participação da Delegacia Seccional de Luís Correia, Polícia Federal e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
Segundo Matheus Zanatta, Superintendente da SOI, na oportunidade foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão e três lojas de celulares foram alvos da investigação.
Dentre os investigados nesta fase da operação, está um policial militar, que não teve sua identidade revelada. Segundo o delegado Zanatta, ele foi preso preventivamente por cobrar para consulta de imeis (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) no banco de dados da Polícia Civil para fornecer informações confidenciais para lojistas. “Ele monetizava a consulta do imei e por isso que ele foi preso preventivamente, tendo em vista que ele estava violando o crime de corrupção e também de prevaricação”, explicou.
Nesta quinta, segundo a polícia, estão sendo realizadas duas etapas nesta 17ª fase da operação. “[…] A primeira delas é a operação Interditados, 17ª fase, que tem como foco lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação de celulares e a posterior revenda, e a segunda etapa é a intimação em massa de pessoas que estão na posse desses celulares com restrição, com o intuito de estarem entregando aqui […] Nós vamos verificar caso a caso, mas em tese elas responderão pelo crime de receptação culposa”.
Um advogado também foi alvo de prisão temporária durante a operação. Segundo a delegacia de Polícia Civil de Luís Correia, ele comercializava celulares possivelmente roubados.
Operações como esta seguem no sentido de combater o comércio ilegal de aparelhos celulares roubados em todo o estado do Piauí.
SESC vacina atiradores do Tiro de Guerra de Parnaíba contra a gripe