Cidade de Luís Correia

As obras de dez novas Agências da Previdência Social no Piauí estão em fase de conclusão e a previsão é de que sejam inauguradas até fevereiro de 2012. Para isso, falta apenas a aquisição de mobiliário e a instalação de computadores e outros equipamentos. Os investimentos na construção das novas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, no Estado passam de R$ 8,4 milhões.

O gerente executivo em Teresina, Carlos Augusto Viana, informa que ainda este ano  INSS receberá as chaves das novas agências em construção nas cidades de Altos, Batalha, Canto do Buriti, Cocal, Esperantina, José de Freitas, Luís Correia, Miguel Alves e Piracuruca. Também está sendo construído um novo prédio para sediar a Agência do município de Barras.

Em agosto passado, duas novas unidades do INSS foram inauguradas nas cidades de Pedro II e União. Elas estão beneficiando uma população de mais de 150 mil pessoas. Segundo o gerente Carlos Augusto Viana, quando todas as novas agências forem inauguradas, o Instituto vai ampliar em 50% sua capacidade de atendimento no Estado. Mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas.

Das dez agências em construção no Piauí, nove estão sendo executadas através do Programa de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a instalação dessas unidades em todo o País, nas cidades com mais de 20 mil habitantes.

Pex – A primeira etapa do PEX prevê a instalação de novas agências em 720 municípios. Mais de 150 já foram inauguradas. Para expansão da rede de atendimento, a Previdência Social está investindo mais de R$ 614 milhões. Com isso, 1.684 municípios, em todo o país, terão unidades fixas do INSS. Cerca de 30,8 milhões de pessoas serão beneficiadas.

As novas agências do INSS contam com dispositivos de segurança, acesso facilitado para portadores de deficiência e sinalização interna. São prédios climatizados, com amplos espaços e que recebem também novos móveis e equipamentos de informática.