Uma frase que resume o sentimento de milhões de tricolores na última rodada do Campeonato Brasileiro: “Lutem até o fim!”. A famosa faixa criada pelo torcedor Lauro Cernicchiaro embalou a arrancada de 2009 e está sumida dos estádios, mas pode voltar a aparecer justamente na hora que o Fluminense mais precisa. No próximo domingo, o Tricolor enfrenta o Bahia, às 17h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Além de vencer, o clube das Laranjeiras precisa torcer por tropeços de Vasco e Coritiba para evitar o rebaixamento. E é justamente por causa da ameaça de cair para a Série B que Lauro pretende levar o seu apoio – e sua faixa – até Salvador.
– Já estou procurando voo e pretendo comprar a passagem nesta quarta. Quero levar a faixa para nos ajudar na Fonte Nova. Eu ainda tenho esperanças – resumiu o torcedor que é natural de Niterói e mora atualmente em Cabo Frio.
Professor de educação física, Lauro confeccionou a faixa há quatro anos. Tinha medo de reviver o fantasma dos anos 90, quando o Fluminense foi rebaixado três vezes. Em 2009, o amuleto deu certo. Nas onze rodadas finais, o Tricolor venceu sete jogos, empatou quatro e se manteve na Série A. Agora o desafio está lançado novamente. Para o torcedor, no entanto, a parte mais difícil da combinação de resultados necessária para garantir a salvação é justamente a vitória da equipe do técnico Dorival Júnior sobre o Bahia.
– Levei a faixa pela última vez ao Maracanã na derrota por 3 a 2 para o Vitória. Abri ela na própria arquibancada antes do início do jogo por cerca de 15 minutos. Mas aquele resultado negativo me desanimou e parei de levá-la. Até fui novamente contra o São Paulo e contra o Atlético-MG. Agora espero que ela traga sorte de novo. O Atlético-PR precisa ganhar do Vasco para chegar à Libertadores. O São Paulo pode ter a despedida do Rogério Ceni. Na realidade, o que eu acho mais difícil mesmo é o Fluminense ganhar do Bahia – finalizou Lauro, que levou a faixa para ser benzida em Aparecida antes do tetra em 2012.
Com 43 pontos e ocupando a 18ª posição, o Fluminense encerra sua participação no Campeonato Brasileiro de 2013 no próximo domingo contra o Bahia. Segundo os cálculos do matemático Oswald de Souza, o Tricolor tem 80% de risco de ser rebaixado para a Série B. Para evitar a queda, o clube das Laranjeiras precisa vencer e ainda torcer por tropeços de Vasco e Coritiba, que enfrentam Atlético-PR e São Paulo, respectivamente.
Fonte: Globo Esporte