O acordo de delação premiada de Sérgio Machado prevê o cumprimento de três anos de pena em sua casa. O imóvel, que fica em um bairro nobre de Fortaleza (CE), tem piscina e quadra poliesportiva.
O ex-presidente da Transpetro iniciará o cumprimento de sua pena nos próximos dias e não passará um único dia na prisão. Machado, que terá que usar uma tornozeleira eletrônica, cumprirá dois anos e três meses em regime fechado diferenciado e nove meses em regime semiaberto.
O acordo de delação de Sérgio Machado foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Em seus depoimentos, o ex-presidente da Transpetro confessou ter repassado mais de R$ 100 milhões em recursos ilegais para políticos. A delação de Machado envolveu ao todo mais de 20 políticos.
Machado pode ser condenado a até 20 anos de prisão, que, no entanto, serão automaticamente revertidos na pena alternativa.
Um total de 27 pessoas, incluindo familiares e um padre, foram autorizadas pela Justiça a frequentarem a casa de Sérgio Machado como visitantes enquanto ele estiver cumprindo a pena. A presença de médicos foi permitida apenas no caso de uma emergência.
Além disso, Sérgio Machado poderá deixar a sua casa em oito datas pré-definidas até 2018, incluindo o próximo Natal.
O esquema montado por Sérgio Machado teria acirrado um conflito familiar. Seus filhos Daniel, Sérgio e Expedito, que foram envolvidos no acordo de delação, não receberam qualquer pena de reclusão.
Fonte: Opinião e Notícia