Uma síntese de carinho, à representante do amor no mundo, foi realizada em forma de homenagens às mães na noite de domingo (13/05), no Centro Espírita Caridade e Fé, no Bairro São Francisco, em Parnaíba. O congraçamento contemplou manifestações de gratidão. A homenagem de abertura fez menção à deferência de Deus pelas mulheres no cuidado com a vida.
As crianças da Evangelização Infantil, em coreografia, expressaram a alegria de contemplar a mãe, seguido de depoimentos meigos. As mulheres, em seu campo de atuação como membro da sociedade, foram alvo de exaltação. Maria, mãe de Jesus, foi lembrada com afago. Um videoteipe dos adolescentes expressando admiração e gratidão às mães arrancou lágrimas dos expectadores.
Ainda com a participação dos tarefeiros, desta vez, as mulheres, em uma conversa descontraída, interpretaram personagens em que a maternidade foi um desafio tido como de impossível concepção. São personagens femininos bíblicos muito bem recordados. Novamente Maria é lembrada por conta de sua missão sublime.
Mães de tarefeiros ocuparam posição de destaque e depuseram em favor da maternidade falando de seus filhos. Um momento confidencial divertido. A cumplicidade e gratidão foram expressões de Valdênia Lima e Raquel Nascimento, mãe e filha, em uma demonstração de reconhecimento e afeição. A poesia Ave Maria das Mulheres, uma rogativa perante os desafios feminis, referenciou as mães que diante da dor mantém o sagrado fogo do amor.
Zilda Aguiar, presidente do Caridade e Fé, também homenageou as mães com bela mensagem de gratidão. Em seguida, os presentes uniram os pensamentos acerca da oração em favor das mulheres que têm ideações de desistir da maternidade e pelas mães que já se encontram na esfera espiritual. A Oração Dominical e a Ave Maria foram as preces finais das atividades de reverência. A gratidão a Maria de Nazaré foi expressa em canto participativo.
Fotos: Francisco Coelho
Por Daniel Santos