Mais de cinco mil eleitores de Parnaíba ainda não fizeram a biometria
O cadastro biométrico na Justiça Eleitoral é gratuito, garante mais segurança ao voto e ajuda a evitar filas nas seções eleitorais. Mesmo assim, em Parnaíba, mais de cinco mil eleitores ainda não realizaram o procedimento, de um total de 113 mil aptos a votar. Em Ilha Grande do Piauí, o número chega a 450 eleitores sem biometria entre os 9.300 cadastrados.
Para reduzir essa pendência, o Cartório Eleitoral de Parnaíba está convocando os eleitores que ainda não realizaram a biometria. A chefe da 4ª Zona Eleitoral, Margaret Alacoque, explicou que quem não fizer o registro poderá votar normalmente, mas enfrentará restrições no acesso a serviços do governo que exigem a impressão digital.
Os eleitores podem consultar suas pendências no site do Tribunal Superior Eleitoral e comparecer ao cartório, que funciona na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba. Nesta quinta-feira (21/08), uma equipe do cartório estará pela manhã na Câmara de Vereadores de Ilha Grande, facilitando o atendimento da população que ainda não fez o cadastro.
A biometria garante maior acessibilidade a serviços e sistemas do governo. Estar regularizado é, portanto, um passo importante para evitar transtornos futuros.