Após o aparecimento de manchas de óleo na Praia do Arrombado no município de Luís Correia/PI na última sexta-feira (28), chega a seis o número de praias do litoral piauiense atingidas pelo material. O óleo foi encontrado na Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, Pedral do Sal e Cajueiro da Praia.

As demais manchas foram encontradas na tarde de segunda-feira (30). Um galão com óleo foi localizado nas proximidades da praia do Sesc, e até o momento não se sabe explicar como o objeto chegou até o local.

Várias praias do litoral nordestino já registraram a mesma ocorrência. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) prais de 8 estados foram atingidas: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Só a Bahia ainda não teve casos registrados.

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a análise das amostras do óleo feitas pela Petrobras e pela Marinha revelou que a substância é petróleo e não é de origem brasileira. Em nota, a Petrobras afirma que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.

O Instituto Tartarugas do Delta fez alerta às pessoas para evitar o contato com o material e observar as possibilidades de encalhes de animais vivos ou motos (evitando também o contato). Caso seja registrado, estes devem ser retirados da praia e encaminhado para uma unidade de atendimento especializado.

Fonte: 180 Graus