Você já ouviu falar da doença mão-pé-boca? A doença é uma infecção contagiosa causada por um enterovírus e é muito comum crianças, especialmente nas menores de cinco anos. Ela pode deixar as crianças nas mãos e nos pés, além de aftas (estomatites aftosas), todas dolorosas para elas.

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento de manchas vermelhas na boca com vesículas branco-acinzentadas no centro, que podem evoluir para ulcerações; erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

De forma geral, o quadro melhora gradativamente e possui duração de cinco a sete dias.

Transmissão

A transmissão é fecal-oral, ou seja, através do contato com pessoas, fezes, saliva, secreções, objetos ou alimentos contaminados. Caso a criança tenha sido contaminada, as principais medidas de controle são o afastamento até o fim dos sintomas.

Tratamento e controle

– Bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água. Elas são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles;

– Crianças devem ficar em casa, em repouso, enquanto durar a infecção;

– Lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente;