Valdênia Santos

O candidato à prefeito de Parnaíba, Mão Santa (PSC), foi o entrevistado desta segunda-feira (19), no Jornal da Costa Norte e concedeu entrevista também, ao Portal Costa Norte. O candidato da coligação “Parnaíba precisa do nosso amor” falou sobre suas propostas, que foram resumidas na seguinte frase: “nós vamos fazer Parnaíba voltar a grandeza”, pronunciada por ele várias vezes, nesta e em entrevistas anteriores, no período da pré-candidatura.

Quando questionado pelo jornalista José Galas, sobre qual seria o projeto “carro chefe” da sua campanha, para que Parnaíba volte a ser essa cidade de grandeza, o candidato não foi objetivo, “tudo vai melhorar, nós vamos fazer Parnaíba voltar a grandeza”, disse Mão Santa, reforçando sua fala com seus exemplos históricos.

Mão Santa disse ainda, que é o candidato mais preparado “sou o mais pobre, porém o mais preparado”; relembrou obras realizadas na sua gestão quando prefeito de Parnaíba e governador do Piauí; prometeu revitalizar praças, parques infantis, creches, linhas de ônibus nos bairros da cidade, melhorar o abastecimento de água , levando água potável às comunidades que sofrem com esse problema.

Segundo o canditato, a tual administração está cansada, o sistema coletivo de transporte arrasado, a educação está desmotivada e a cidade é campeã em violência. Mas quando ele voltar a ser prefeito, Parnaíba vai voltar a ser uma cidade de grandeza. “Tudo vai melhorar”, completou.

Mão Santa disse que não tem inimigos. “Os que querem enterrar o passado é porque tem vergonha do passado. Nós vamos entrar no governo não é porque nós temos ódio e rancor. Nós vamos entrar no governo porque nós temos amor. Com amor eu convidarei a todos para fazer a Parnaíba voltar a ter grandeza”, ressaltou o candidato.

Sobre os critérios para formar sua equipe, que irá transformar Parnaíba, Mão Santa disse que a grandeza está no passado e na História. E assim como Richelieu, primeiro ministro francês de 1628 a 1642, seus pontos cardeais são: competência, honestidade, lealdade e espírito público. Para escolher o responsável por cada pasta, serão observados os critérios já citados e outros mais. O candidato disse, ainda, que hoje só tem um nome certo para as secretarias. Sua esposa Adalgisa, que será Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Quanto à saúde pública, Mão Santa disse que vai concluir o saneamento básico e fazer o mais importante, que ainda não foi feito, a estação de tratamento para tratar os dejetos e devolver água limpa aos rios.

No quesito infraestrutura, o candidato do PSC mandou um recado para a oposição: “vocês que me ofendem, essa água que vocês bebem fui eu quem deu”. Mão Santa disse ainda, que foi o responsável pelo aumento da frequência de energia da cidade.

O candidato lembrou do potencial hídrico de Parnaíba, que os rios serão aproveitados na irrigação dos Tabuleiros Litorâneos e citou o exemplo de Petrolina-PE, que investiu neste quesito e deu certo. O candidato disse que em sua gestão, o aeroporto internacional Dr. João Silva Filho irá funcionar para escoar a produção de frutas e desenvolver o potencial que Parnaíba tem no setor primário.